ENGENHARIA DE PROCESSOS
Soluções para processos industriais
Estudos, projetos, assessoria técnica, consultoria e capacitação em processos industriais de transformação de matérias primas e utilidades.
Estudos, projetos, assessoria técnica, consultoria e capacitação em processos industriais de transformação de matérias primas e utilidades.
Plantas para valorização de subprodutos de processos agroindustriais e biorefinarias, objetivando máximo rendimento e mínimo custo operacional avaliados através de conceitos de exergia (menor perda de trabalho útil).
Otimização do uso de água nos processos produtivos, frequentemente associado a operações de transferência de calor e massa, com consolidação de balanços de massa sobre vazões e poluentes prioritários para identificação de máximas alternativas de redução e reuso.
Unificação de balanços hídricos para áreas produtivas, com caracterização de distintas correntes de águas brutas, águas tratadas, efluentes brutos, efluentes tratados e correntes de reuso. A unificação permite o cálculo e definições de alternativas para tratamento, reuso e reciclagem de águas, com validação de soluções com melhores alternativas econômicas.
Otimização de processos seguindo princípios e metodologia para a mínima geração de entropia ou mínima perda de trabalho útil, buscando máxima conversão mássica e energética para alcance da minimização de emissões.
Os serviços, seguindo a metodologia aplicada pela EGM, empregam adicionalmente abordagens como o Pinch e a Operação Evolucionária. Possibilidades de aplicação incluem:
As ações de projetos e consultorias desenvolvidas seguem o conceito de design thinking, com a evolução das etapas:
Dedicada à contextualização do problema, define o escopo dos trabalhos a partir dos relatos do cliente e da própria experiência da equipe.
Caracterizada pela imersão e exploração do espaço do problema, com especial atenção para o conhecimento tácito dos indivíduos integrantes do debate.
Síntese, organização e tratamento das informações alcançadas sobre o problema, com criação de uma base de conhecimento mútuo com o cliente. Nesta etapa, há o estabelecimento de consenso sobre as características e cenários, com consolidação de diagnósticos.
Ampliação da base de conhecimentos, com busca de situações análogas, referenciais teóricos, bibliografias, para estímulo da geração de um mínimo de três propostas de soluções para o problema em pauta. Há necessidade de diversidade na equipe de projeto para estímulo de potencial criativo.
Simulação dos resultados esperados com a implantação do projeto a partir das alternativas desenvolvidas na fase de ideação, permitindo a visualização das respostas e incertezas remanescentes, com escolha final da condição geradora dos indicadores mais adequados. Para a escolha, a equipe do cliente deve ser envolvida.
Com a consolidação da melhor alternativa para a solução do problema, o projeto em sua forma final de expressão e materialização (memoriais, desenhos, documentos complementares de especificações de prazos e recursos) é submetido à crítica pelos demais participantes junto ao cliente.